quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

2016: UM ANO PARA SER DIFERENTE

Estava eu caminhando pela Rua Nova, no bairro de Santo Antônio / Recife - PE, em pleno mês de dezembro, no meio da efervescência das compras pré natalinas quando me deparo com a seguinte cena: Um cidadão, na calçada, berrando a plenos pulmões as ofertas do interior da loja. O mesmo fato aconteceu num bairro popular da periferia da cidade. Em um rápido estudo de caso me deparei com o pensamento: 
1) O que será que esses empresários estão fazendo para se diferenciar diante de uma multidão de empresas que atravessaram 2015 na pindaíba?
2) Como enfrentar uma concorrência muitas vezes desleal??
3) Será que o empreendedor está cuidando do seu caixa para 2016???
4) Por acaso a empresa conseguiu manter os melhores funcionários dentro do seu quadro para encarar 2016????
5) Como se preparar para sair desse lugar comum e engatar uma recuperação no próximo ano?????


Se você respondeu positivamente a esse questionamento, Parabéns!!! Você é a exceção da regra, ou poderíamos dizer: Você é a regra da exceção?
Sim! Porquê você conseguiu se sobressair em um ambiente totalmente totalmente adverso, de um ano de economia negativa. E olha que quando eu falo de você, quero dizer pessoa física ou jurídica.
Há uma legião de indivíduos, empresas, entidades não governamentais (ONGs), governos, etc. que vagam à esmo, sem a mínima condição de prever o que vai fazer do futuro que bate à sua porta. As agências internacionais continuam a rebaixar a nota do combalido Brasil. Exatamente porquê não fizeram o dever de casa, controlando suas contas, reduzindo suas despesas, expandindo as suas receitas, exatamente como fizeram os cidadãos de frente loja, chamando os clientes às compras.

No meu caso, nada tenho a me queixar de 2015. No final de 2014 eu coloquei como meta EQUILÍBRIO (quem me ouviu falar, sabe que foi sério), assim foi dito e cumprido. Se no campo profissional, meu desempenho foi prejudicado, pois o foco era mesmo a cirurgia cerebral que estava por vir (Deep Brain Stimulation) ou estimulação cerebral profunda, onde a mesma foi bem sucedida, conforme já relatei na crônica anterior(quem me levará sou eu....), Melhorou visivelmente o meu estado físico e psicológico. No campo familiar, serei novamente avô em 2016, já do lado voluntário, fui eleito novamente pra diretoria da ASP/PE (Associação de Parkinson Pernambuco) , e de quebra estudei assuntos na minha profissão, analisei outras possibilidades. pra estar pronto pra voltar  profissionalmente em janeiro/2016.

Nos últimos dias de 2015, antes do recesso, a ASP/PE reuniu a sua diretoria para definir as metas para 2016, onde decidimos que o BLOCO DO TREME TREME vai desfilar depois do carnaval, mais precisamente em abril/2016; que teremos de ter uma atuação mais presente perante todos os nossos associados e cuidadores atuais e captar mais admiradores / associados / parceiros / etc.; Definir uma abordagem e apresentação da ASP/PE mais padronizada das atividades desenvolvidas e oferecidas pela associação, na busca de promover uma melhor qualidade de vida aos Parkinsonianos ou atingidos pela Doença de Parkinson.

Enfim, para quem não desistiu de lutar, para quem não se corrompeu (apesar da corrupção), para quem disse não à sujeira e à lama, que literalmente encharcou esse país, para quem empreendeu (apesar das previsões contrárias) e para todos aqueles que fizeram de suas vidas e das vidas alheias algo de melhor para a progressão espiritual, UM 2016 CHEIO DE PAZ, SAÚDE, AMOR e..... o resto a gente corre atrás.
Gilberto Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário