segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

Esta Parábola atende à todos que tem problemas de relacionamentos na família, e nós sabemos que acontece, não só nas famílias que tem alguém com DP, mas em quase todas. Por isso JESUS lembra o seguinte: "Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai procurar a perdida até achá-la? Digo-vos que do mesmo jeito haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento."


A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO – Lucas 15 (Vs. 11 a 32)


E disse JESUS: Certo homem tinha 2(dois) filhos. O mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E o pai repartiu os bens entre os dois. Poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens vivendo dissolutamente.
Tendo ele gastado tudo, houve naquel...a terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. Então ele foi e se chegou a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.


Ele desejava encher o estômago com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai tem abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!


Levantar-me-ei e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores. Então, levantando-se, foi para seu pai.
Quando ainda estava longe, viu o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho.


Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor túnica e vesti-o com ela, e ponde-lhe um anel na mão e sandália nos pés. Trazei o bezerro cevado, e matai-o. Comamos e alegremo-nos, pois este meu filho estava morto e reviveu,tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.

O filho mais velho estava no campo, quando voltou e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. Chamando um dos criados, perguntou-lhe o que era aquilo. Ele lhe disse: Veio teu irmão e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.


Mas ele se indignou e não queria entrar. Então , saindo o pai, instava com ele. Mas ele respondeu a seu pai: Olha, sirvo-te há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. Vindo porém este teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandas-te matar para ele o bezerro cevado.


Respondeu-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário