domingo, 10 de maio de 2015

PORQUÊ SER HUMANO É TÃO DESUMANO ???( das Relações Humanas )

O escritor Britânico Joseph Conrad * 1827 + 1924, disse: "A crença em uma fonte sobrenatural do mal não é necessária.  O homem, por si só, é capaz de toda maldade."

Foto de História em Fotos.
Atiradoras de elite soviéticas. Quase 800 mortes confirmadas em apenas uma foto, 1945

O  que presenciamos  nos dias de hoje é que,  quanto mais a humanidade aumenta em termos populacionais (já somos 7.000.000.000 de seres), quanto mais tecnologia pra facilitar a vida nós temos, mais desumanos e solitários ficamos. Vejamos 3(três) exemplos reais:

1o. CASO) Aconteceu com essa pessoa que vos escreve(Gilberto Oliveira): Em 09 de maio de 2015, me dirigi ao Posto de Combustível NORTE BRAZ, localizado entre as esquinas da Rua São Bento, com a Estrada Velha de Água Fria - Recife/PE, para sacar dinheiro da minha aposentadoria nos caixas eletrônicos existentes no local. Foi quando avistei o Carro Forte da PROSEGUR, neste momento pensei em voz alta: Detesto quando venho sacar dinheiro e encontro esses carros, fico inseguro!
Quando dobrei a esquina do referido Posto me deparei com um vigilante (se é que se pode chamar assim esse "cidadão"!), da referida empresa de Carro Forte, armado com uma espingarda calibre 12, que aos gritos me pediu pra afastar dele e APONTOU A ARMA NA MINHA DIREÇÃO ( notadamente esse ser não tem a mínima condição emocional para trabalhar com público ). Levei um susto e de imediato me veio na memória o meu sobrinho Carlos André Bezerra, que até hoje aguarda  uma cirurgia reparadora do braço que perdeu musculatura, causado por um assalto à sua residência, onde 3 meliantes (um deles menor de 18 anos) resolveram fazer uma “limpa” dos bens da família. Aliás, e por falar em idade penal, vamos deixar pra concluir o 1o. CASO mais adiante.



2o. CASO)Existe uma intensa campanha entre os políticos e parte da população para redução da idade penal, de 18 para 16 anos. Aí fico me perguntando: Será esse o caminho??? Em um sistema Penitenciário falido como o nosso, onde prisão é escola pra bandido, e tem o problema da superlotação, vamos ajudar a aumentar a população de feras desumanas? Acredito que, se existe um artigo na Constituição Federal chamada EMANCIPAÇÃO DO MENOR ( que é a antecipação dos direitos e obri-gações civis ), porquê não existir emancipação Legal para adolescentes que atentarem contra a integridade física de outra pessoa?Assim não precisaríamos reduzir a idade.  Afinal não é a vida o que importa???
3o. CASO) Um grupo de manifestantes contra o PROJETO DE "URBANIZAÇÃO" CAIS J. ESTELITA, da Prefeitura do Recife junto com a iniciativa privada, acampou na Rua da residência do Prefeito Geraldo Júlio para manifestar sua indignidade  pela construção de arranha céus, ou seja, prédios de 30 e 40 andares, deixando a cidade mais quente e o trânsito mais caótico. E novamente vem as perguntas:Porquê as autoridades não ouvem a opinião pública? Afinal de contas, a cidade é de todos!!! O que faz um grupo de pessoas invadir um shopping, ou mesmo fechar uma rua, impedindo o direito dos moradores e até do Prefeito de ir e vir?? Será que a palavra CIDADANIA significa alguma coisa para todas essas personagens envolvidas???

Movimento Social Ocupa Estelita invadindo o Shopping. Até onde vai a fronteira do público e o privado???


Mas continuando o 1o. CASO de onde parei, um segundo vigilante também me apontou sua 12, e fiquei sob fogo cruzado Eu pedi calma e sem ter o que fazer, levantei as mãos e a camisa, dizendo que só queria sacar dinheiro no caixa. Nisso um terceiro vigilante educadamente me mostrou o CAIXA que poderia ser utilizado. Mas aí já estavam todos os  presentes (e não eram poucos) me olhando com a óbvia preocupação que eu tivesse alguma reação.
Saquei com dificuldade o dinheiro do Caixa, pois estava tremendo (quadro extremo para quem tem Parkinson, e sofre algum tipo de susto). Infelizmente estava tão transtornado que só me lembro dos números da placa do carro forte, que eram 3648. A minha atitude cristã vai ser ORAR POR ESSAS "PESSOAS", mas a minha atitude como cidadão será PROCURAR AS VIAS LEGAIS para reparar o constrangimento e os danos morais, afinal eu sou HUMANO e devo agir como tal!!!

" O mal nunca é fora do comum e sempre humano. Compartilha nossa cama e come à nossa mesa." (Poeta W. H. Auden)


Nenhum comentário:

Postar um comentário