sábado, 13 de junho de 2020

A AMEAÇA INVISÍVEL

"🎵🎵 Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia; Tudo passa, tudo sempre passará;🎵🎵" Esta letra é da música Como Uma Onda do cantor Lulu Santos reflete exatamente o que eu penso sobre esta ameaça invisível e microcópica que se agigantou e mudou as nossas relações pessoais e nossa forma de ver o mundo que vivemos, essa ameaça tem nome e apelido, chamado simplesmente:novo  corona vírus, ou covid-19.

Essa criatura, de uma única célula  lançou uma mudança sem precedentes pra humanidade, abaixo destacamos algumas mudanças e alguns contrapontos:

* - Foi instituído pelos governantes, orientados pela O.M.S. (Organização Mundial de Saúde) o toque de recolher da população, chamado de ISOLAMENTO SOCIAL TOTAL (ou LOCKDOWN - termo em  inglês), resumido com o seguinte bordão:# FIQUE EM CASA.

1- Psicólogos e médicos atendendo pacientes através de aplicativos e fazendo LIVES por redes sociais, via internet;  
                                                       
2- Empresas adotando o delivery com aplicativos de entrega e  ONGS abraçando o "empreendedorismo solidário";
3- Atores lendo poesias, cantorias em varandas, direto da casa dos artistas, Aulas de ginástica, idiomas, culinária, artesanato, tudo on line e de graça;
4- Vendedores transferindo a venda de um ponto físico (balcão/barraca de feirinha), para a venda porta a porta; Exemplo: Carroça de frutas do "Ceasa."
5- Trabalhadores passando a realizar suas tarefas em home office (escritório em casa), trabalhando mais e melhor, pois agora não tem de enfrentar o louco trânsito nas grandes cidades.

Enquanto isso existem:... 
1-... Aqueles que decretam o "fim dos tempos";
2-... Aqueles que se arriscam em filas intermináveis para ganhar um trocado que deveria ser deles por direito;
3-...Aqueles que, mesmo sendo referência para muitos, agem como adolescentes irresponsáveis;
4-...Aqueles que consideram essa pandemia uma "gripezinha".
5-...E finalmente aqueles que aproveitam essa pandemia (e estou falando dos políticos) para se promoverem ou dilapidarem os cofres públicos.

O naturalista e biólogo Charles Darwin (1809/1882), em seu livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES, considerava que para evoluir a espécie apresenta alguma característica que a faz se sobrepor às demais. Evolução é a mudança das características hereditárias de um grupo de indivíduos, assim as mudanças passam de uma geração para outra, fazendo com que aquele grupo se sobressaia e sobrevivam às fortes transformações da natureza.
Depois da ameaça invisível, que devastou países inteiros, colocando o mundo de joelhos, evoluiremos para o que está sendo chamado de "novo normal",
se é bom ou ruim? Só o tempo vai dizer!

Pra concluir usaremos uma frase do escritor norte americano Joseph Campbell (1904/1987): "Devemos estar disposto a nos livrar da vida que planejamos, para viver a vida que nos espera."

Autor: Gilberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário